terça-feira, 21 de outubro de 2008

Energia Óptica e Luminosa


Apartir das informações obtidas em sua pesquisa sobre Energia Óptica e Luminosa, escreva: O que é Energia Óptica e Luminosa e quais suas vantagens e desvantagens e sua relação com o meio ambiente?

Grupo: Jaíne, Pâmela e Silvia

Bom Trabalho!
Professora Maria Rosania

2 comentários:

Anônimo disse...

Energia Luminosa.
A luz é uma gama de comprimentos de onda que é sensível. É uma radiação electromagnética pulsante ou qualquer radiação electromagnética que fica entre as radiações infravermelhas e as radiações ultravioletas. As 3 físicas básicas da luz são: brilho, cor, e polarização. Por causa da dualidade onda-partícula, a luz tem propriedades de ondas e partículas. Um raio de luz é a trajetória da luz num espaço, e sua representação indica de onde a luz sai e para onde ela vai. O conceito de raio de luz foi feito por Alhazen. A luz sempre percorre trajetórias retilíneas; somente em meios não-homogêneos é que a luz pode descrever "curva".No século I a.C. Lucrécio, escreveu que a luz solar e o seu calor eram feitos de pequenas partículas. Mas só no século XVII, a teoria corpuscular para a luz se consolidou explicando os mais variados fenômenos ópticos. Seu principal expoente nesse período foi o filósofo inglês Isaac Newton. A teoria corpuscular foi bem desenvolvida no século XVIII, pelos seguidores de Newton. No século XVII, Huygens, propôs a ideia de que a luz fosse um fenómeno ondulatório. Francesco Maria Grimaldi observou os efeitos de difracção, conhecidos como associados à natureza ondulatória da luz, em 1665, mas o significado das suas observações não foi entendido naquela época. O físico francês Jean Bernard Léon Foucault, no século XIX, descobriu que a luz se deslocava mais rápido no ar do que na água. O efeito contrariava a teoria de Newton. As fontes de luz visível dependem do movimento de elétrons. Os elétrons nos átomos podem mudar de energia mais baixa até os de energia mais alta por vários métodos como, aquecendo a substância ou fazendo passar uma corrente elétrica através dela.Quando os elétrons retornam a seus níveis mais baixos, os átomos emitem radiação que pode estar na região visível do espectro. A fonte mais conhecida de luz visível é o Sol. Sua superfície emite radiação pelo espectro eletromagnético, mas sua radiação mais intensa é visível, e a intensidade radiante do sol tem valor de pico num comprimento de onda de cerca de 550nm. Todos os objetos emitem radiação magnética, radiação térmica, devido à sua temperatura.Objetos tais como o Sol, cuja radiação térmica é visível, são incandescentes. Também é possível que a luz seja emitida de objetos frios; esse fenômeno é chamado luminescência. A luminescência pode ter várias causas. Quando a energia que excita os átomos se origina de uma reação química, é denominada quimiluminescência. Quando ocorre em seres vivos, tais como vagalumes e organismos marinhos, é chamado de bioluminescência. A luz também pode ser emitida quando certos cristais são comprimidos, chama-se triboluminescência. A velocidade da luz: Toda radiação eletromagnética, incluindo a luz visivel, se propaga no vácuo numa velocidade constante, chamada de velocidade da luz, que é uma constante da Física, representada por c e igual a 299.792.458 metros por segundo.
Energia Óptica
A óptica estuda também a luz e suas teorias, a radiação electromagnética, visível ou não. A óptica explica os fenómenos de reflexão, refracção e difracção, a interação entre a luz e o meio, etc. Estuda fenômenos envolvendo a luz visível, infravermelha, e ultravioleta;mas, uma vez que a luz é uma onda electromagnética, fenômenos análogos acontecem com os raios X, microondas, ondas de rádio, e outras formas de radiação electromagnética. A óptica, nesse caso, pode se enquadrar como uma subdisciplina do electromagnetismo. Alguns fenômenos ópticos dependem da natureza da luz e, nesse caso, a óptica se relaciona com a mecânica quântica. Segundo o modelo para a luz usada, distingue-se entre os seguintes ramos, por ordem crescente de precisão. Óptica geométrica:a luz é um conjunto de raios que cumprem o princípio de Fermat.Se usa no estudo da transmissão da luz por meios homogêneos, a reflexão e a refração. Óptica ondulatória:a luz é uma onda plana, tem freqüência e longitude de onda. Utilizada para o estudo da difração e interferência. Óptica eletromagnética:a luz é uma onda eletromagnética, explicando assim a reflexão e transmissão, e os fenômenos de polarização e anisotrópicos. Óptica quântica ou óptica física: Estudo quântico da interação entre as ondas eletromagnéticas e a matéria, no que a dualidade onda-corpúsculo joga um papel crucial Óptica também é um ramo de atividade comercial. No Brasil, é obrigado ter no estabelecimento um técnico em óptica para que a óptica funcione de acordo com a lei. Comercializa-se armações, lentes oftálmicas e adapta-se lentes de Contato para correções de ametropias ou com fins cosméticos.

Anônimo disse...

oo trabalho d vcs ta MARA!!!!