quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Análise de Textos Filosóficos


Comentários referentes a análise de textos filosóficos.

Professor Solon

14 comentários:

Anônimo disse...

A CIDADANIA CONSTRÓI A ÉTICA

Com a leitura o texto “A CIDADANIA CONSTRÓI A ÉTICA” da revista Mundo jovem nº 355 – abril de 2005- verificamos algumas questões discutidas nas aulas de filosofia. Entre essas questões destacam-se:

No texto citado a discussão é sobre a ética e a sociedade. Nele está dito que a sociedade precisa trabalhar junto para garantir a ética em nossa volta, e que não é o egoísmo de uma pessoa mas sim o coletivismo que destrói a vida moral e ética.
Em nosso país a de dignidade marginaliza tanto jovens como crianças e idosos. Para termos dignidade necessitamos de uma boa formação escolar, mas muitos brasileiros deixam esse sonho de lado para trabalhar e garantir sua sobrevivência. Como ter dignidade sem ter acesso à educação?
A Ética é uma parte da filosofia que estuda sobre as regras de convivência social, sobre nossas responsabilidades, direitos e deveres.

Andréia 81

Anônimo disse...

Quem sou eu?

Na aula de filosofia lemos o texto “ ,,,,,,” nele observamos algumas idéias. É a respeito delas que fazemos o presente comentário.
Nossa presença no mundo é uma interrogação. Somos um ser humano, um mistério, mas um mistério vivo, que pensa e age de seu modo e do seu jeito. Somos sempre nós mesmos.
Cada ser humano é um único ser, ser que sempre se pergunta: Quem sou eu? A nossa vida é muito mais importante do que pensamos e do que possamos dizer a seu respeito. Quando pensamos a nosso respeito, vemos que nossa vida pode ser uma grande novidade sempre.
As vezes penso que talvez eu não seja eu, e você não seja você. Talvez seja um momento de darmos sentidos as coisas da nossa vida.
Quando amamos alguém, para nós essa pessoa é única, bem diferente das outras. Pensando nessa pessoa amada, o alto astral da pessoa fica bem melhor e também vislumbrar uma direção para seguir.
Sendo assim quando eu penso quem sou? Também me pergunto agora: Quem eu me fiz? Quem eu estou me fazendo? Quem eu estou escolhendo ser? Pois em cada escolha que fazemos na nossa vida pode mudar seu rumo. Precisamos ter presente que o mais importante é escolhermos quem vamos ser.
Essa questão tem a ver com filosofia porque é nela que estudamos os nossos valores, costumes, quem somos, aprendemos a questionar a nós mesmos. A principal questão da filosofia é entender quem é o homem.

Anônimo disse...

Andreia o teu texto está muito bom!
fala sobre a ética e sobre sociedade.Teu trabalho está maraaaaa!

Anônimo disse...

Lendo seu texto nós concluimos que a cidadania constroi a ética da sociedade.

Anônimo disse...

Gurias o trabalho de vocês está muito bom,fala sobre quem somos nós,porque as vezes não sabemos quem somos.Tá maraaaaaaaa!!!!

Anônimo disse...

O ser humano, um ser de muitas
faces:

Mundo Jovem/fev. 2004
Pág.: 9
Autor do texto: Laércio J. Zanghelini


Meu comentário sobre o texto:

É um bom texto, ele desenvolve o assunto todo a partir da questão: “o que é o homem”. Podemos ter várias faces, vive momentos de calma em que usa a razão, em outros age por desespero usando mais a emoção. Tudo isso leva a crer que o ser humano é um ser cultural, pois sempre é “levado” pela cultura do lugar onde vive. O único porem é que o ser humano é um ser capaz de fazer questionamentos e não se contentar com o que é dito facilmente. Não aceitar a condição em que vive, querer sempre mais, seja beleza, dinheiro, poder ou inteligência. As vezes se esforça, até mesmo sem escrúpulos, passando por cima dos outros para atingir suas metas, ou seja, o humano é um ser ambicioso e ganancioso. Um jeito de agir que para mim não parece nem um pouco “legal”, pois a ética deve ser seguida por todos.
Mas o que é ética?
Cada um tem uma idéia diferente sobre ética, alguns podem achar que é besteira, outros a seguem como um modo de vida, mas o que precisamos saber sobre ética, é que ela estuda o bem e o mal, o que é certo e o que é errado, e cada um tem uma idéia diferente sobre isso, sendo difícil se entrar em um consenso. Como falei no começo a pergunta o que é o homem? Agora pode ter uma resposta, o homem é um ser lógico, que pode seguir tanto a razão quanto a emoção, é um ser que com certeza pode ser considerado um ser ético.

Anônimo disse...

Filosofia é atitude de vida de cada um onde expressa o modo de agir e penssar seus conhecimentos.
A filosofia retrata sobre valores éticos como por exemplo a moral ética e o comportamento do ser humano no meio social.

Anônimo disse...

A modernidade pergunta:o que é o ser humano

O ser humano tem uma responsabilidade muito importante que é se concentrar no seu modo e de viver, conhecer e agir orientado por sua consciência.
Além disso o ser humano emquanto ser social nãom tem como viver isolado. Porém cosntantemente vivem num estado de conflito onde todos estão contra todos procurando a todo custo a sua auto conservação.

Esse comentário foi produzido a partir de um texto que se denomina (A modernidade pergunta: o que é o ser humano) retirado da revista mundo jovem; do ano maio de 2006;pagina 7

Anônimo disse...

Aborto...
...a vida em debate

Verificamos neste texto que o aborto sempre existiu. No entanto nós ultimos tempos, com o aumento de liberdade de expressão, esse assunto está mais em evidência. Hoje em dia já não é mais "feio" dizer se somos contra ou a favor do aborto. Nesse assunto o que não se aceita é cinismo.
No Brasil a lei não permite o aborto. Em outros países ele já é liberado. No Brasil fazer aborto é crime, na França não.
Esse asunto é muito discutido na filosofia, pois nela nós se baseamos na vida, a ética das pessoas terem relações sexuais e não se proteger, com isso gerrando uma gravides não esperrada, e simuntâneamente querem acabar com a gestação, fazendo o aborto.
Com isso temos a base do caráter de uma pessoa. que tira o direito de viver de outro ser humano sem ao menos poder se defender, e que só pensa no que vai lhe ajudar mais.


Componentes: Rafaela, Tatiane
Data: 22/10/2008 Matéria: Filosofia
Professor: Solon Marcelo Lazzarotto
Turma: 8º 81

Mundo Jovem outubro de 2005 nº301 pg 17

Anônimo disse...

Ícaro disse...
Na revista Mundo jovem nº 364, página 24 tem um texto sobre o ser humano.
Nele temos a seguinte afirmação: A modernidade pergunta: o que é o ser humano? De acordo com o autor, o ser humano caracteriza-se por estar no centro de suas preocupações. Alguns se preocupam com o meio ambiente outros com economia, sociedade, educação, direitos, enfim tudo o que está ligado ao ser humano. Afinal esses são problemas que nos rodeiam em nosso cotidiano. No texto lido verificamos, ainda, que algumas pessoas não acham isso importante, preferindo ficar de fora dos problemas que acontecem no mundo. Eles pensam que isso não tem importância alguma. Por causa dessa despreocupação várias pessoas se dão mal para conseguir algum beneficio para melhorar suas condições de vida. As pessoas hoje-em-dia não se importam com a natureza e sua destruição, se ela está em ordem ou sendo destruida pela poluição. Tão pouco se preocupam se as outras pessoas terão um futuro, se tem comida, educação, moradia, emprego, saúde. É por algumas dessas atitudes da humanidade/sociedade que o mundo está vivendo desse jeito, são roubos, violência, discriminação, prostituição etc. É nesse momento que a filosofia entra questionando o porquê dessa situação, como que isso se deu e quais as conseqüências. A filosofia questiona e quer saber se a sociedade acha isso certo ou errado. Algumas pessoas fazem coisas erradas por não questionar e perguntar o porquê da situação em que está se passando naquele momento. Um erro, pois devemos filosofar sobre essas situações.
Filosofar é questionar, duvidar e procurar soluções para as dúvidas que temos.

Anônimo disse...

martin e guilherme lemos os textos de pamela e jaine e achamos muito interesante por isso vamos frazer uma pergunta:todos nós devemos perguntar-se quem sou eu? Explique!

Anônimo disse...

Bugrada.......... o comentário de vcs tá beellllleeeeeezzzzzaaaa.. continuem assim dedicados. é para NITA, NIRSO E STEBAN vcs são tudo maraaaa

Anônimo disse...

Bugra e mortadela... o cometário de vcs ta bbbbbeeeellllleeeeezzzzzaaaaa. Só não lemos todo o texto pq é muito grande e ja ia bater....... bbbjjjsss cambada

Anônimo disse...

-icu pq vc feiz isso icu